domingo, 25 de outubro de 2009

Wikis: tecendo (hiper)textos no entrelace de mãos, mentes e subjetividades

A ideia/proposta do trabalho colaborativo encontra na web a chave para superar os impedimentos espaço-temporais e materializar-se em ambientes potencializadores do entrelace de subjetividades e idéias, mediante ferramentas e interfaces como os fóruns, listas de discussão, chats, blogs, webconferências e, principalmente, os wikis. Estes últimos se diferenciam dos demais por levar ao extremo os princípios da colaboração, da co-autoria e da alteridade, numa filosofia do “desapego”, em que a inteligência coletiva transpõe/transcende o ser individual para gerar constructos híbridos e de significação profunda.

O termo wiki foi incorporado do dialeto havaiano e significa “rápido”, numa clara alusão ao processo de elaboração e edição do seu conteúdo, e se configura numa ferramenta de escrita colaborativa que incentiva a interação social, partilha de informações e construção e socialização do conhecimento mediante edição coletiva de documentos (ARAGÃO, 2009; BRANDÃO, 2009). Representa uma metodologia muito simples para a elaboração de (hiper)textos, podendo ser alterado por qualquer usuário que tenha acesso a um navegador de internet (browser). E permite, ainda, a visualização das versões anteriores (histórico) do documento, para revisão de rascunhos e elementos modificados, num processo que se revela bastante significativo para a prática do trabalho colaborativo.


A palavra wiki pode se referir:

  • Ao site web;
  • Ao software utilizado para criar e manter o site;
  • À página em si;
  • À metodogia utilizada para a elaboração do conteúdo.


Por ser um software colaborativo, a construção de um wiki requer do administrador alguns cuidados, a fim de que esta ferramenta não se transforme num verdadeiro caos. Logo, seu uso eficiente exige prática, observação e base teórica dos usuários, pois as idéias precisam ser/estar bem concatenadas.


Uma boa estratégia para manter a organização do conteúdo se refere à criação e estabelecimento consensual de um guia de estilo, com regras básicas de utilização, edição e formatação (CASTRO, 2009; IGOV, 2009; MEDIAWIKI, 2009; WIKIPÉDIA, 2009), o que não impede a liberdade dos usuários em acrescentar suas próprias marcas pessoais no conteúdo. O foco principal deve estar na busca de uma “redação clara, informativa e imparcial” (WIKIPÉDIA, 2009), a fim de assegurar a convivência com a diversidade dos participantes. Além disso, como o wiki é um texto vivo, ele precisa ser constantemente atualizado para não ser fadado ao fracasso.


A utilização dos wikis como interfaces potencializadoras do trabalho colaborativo na web guarda em si inúmeras vantagens para educadores e aprendizes, estendendo-se também a qualquer usuário que deseje fazer parte de um projeto de construção coletiva do conhecimento; mas pressupõe um planejamento bem estruturado, com objetivos demarcados e compromisso do administrador, com vistas ao desenvolvimento de um senso coletivo de autoria, capaz de conduzir o sujeito a “desapegar-se do sentimento de posse privada e exclusiva do conhecimento para compartilhar a autoria e o processo de autorização das subjetividades” (ALVES et al., 2009, s.p.), conjugando mais que mãos e mentes na busca pelo atendimento de objetivos e necessidades comuns.


aprovo Vídeos:

  • Vídeo 2: O que é um wiki? (nacional, inspirado no anterior):

  • Vídeo 3: Tutorial Wiki passo a passo:



mostrando a língua Wikis disponíveis na web:

  • Wikipedia:
  • Pbwiki:
  • Wetpaint:
  • Wikispaces:
  • Zoho wiki:
  • Wikidot:
  • EquiText:


mostrando a língua Softwares gratuitos para a configuração de wikis (necessária a instalação em servidor):

  • Mediawiki (o software da Wikipedia):
  • Tikiwiki:
  • Phpwiki:
  • Wikkawiki:
  • Wikiwyg:


aprovo Experiências de uso de wikis na educação:





maneiroPara saber mais:


Contribuição de Larissa Queiroz

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olá pessoal!

Este artigo é bastante interessante.
Se quiserem ler na íntegra, ele está disponível na biblioteca coletiva ou no site http://www.abed.org.br/seminario2003/texto04.htm.

Glauce Francine.



UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO
EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA


Em um trabalho colaborativo, cada um é único, é humano e passa por dificuldades...

“Pessoal, será que alguém poderia me ajudar e me dizer o que está acontecendo? Tive mil problemas por esses dias: perdi meu principal emprego, meu acesso estava com problemas e outras coisas pessoais. (...) Estou tentando me situar no curso, mas acho que estou ficando para trás. Praticamente preciso me logar em 3 lugares diferentes para descobrir o que tenho de fazer (o ambiente inicial, o EAR e nossa lista). Perante a tudo o que está acontecendo comigo nas últimas 2 semanas, tá difícil... (...) Eu peço, encarecidamente, a meus colegas que me ajudem e me digam o que posso fazer, pois tudo o que vejo é uma chuva de emails que eu leio e entendo "bulufas" do que está se passando. A [colega] me falou que tenho um prazo para até hoje à noite para elaborar minha defesa, mas como as coisas se organizam? Onde eu entro e sobre o que escrevo? Por favor, me ajudem nessa fase ruim que prometo que daqui pra frente tudo será diferente... Conto com vocês.” Em 08/08/2002, 13:23 – via e-mail

Por o grupo reconhecer o outro como único, entende que ele é membro importante e essencial ao grupo. Por isso, cabe ao grupo, ajudá-lo a superar os obstáculos, para que todos caminhem juntos. O lema é "um por todos e todos por um":

“Oi [colega], estamos com você nesse barco! Você não tem do que se envergonhar. Pelo contrário. Percebi que você acabou de entrar na sala virtual. Seja bem vinda! Qualquer coisa nos avise. Ps. O [colega] está com problemas no e-mail?” Em 07/08/2002, 01:27 – via e-mail

Em um trabalho colaborativo, se cabe ao grupo socorrer cada membro, cabe a cada membro se esforçar para merecer atenção. Os obstáculos não devem servir de justificativa para a não realização de sua tarefa:

“Boa noite pessoal. Acabei de chegar da viagem. Estou morto... Vou imprimir as defesas, vou lê-las e amanhã cedo estarei a postos. O que precisarem, podem contar. Parece que estão faltando algumas defesas. Como disse, vou ler as que estão prontas, amanhã cedo envio outro e-mail. Estou disponível.” Em 10/08/2002, 21:44 – via e-mail.

Em um trabalho colaborativo, é fundamental que as atividades sejam discutidas em conjunto, ainda que as tarefas sejam divididas para sub-grupos. o todo só será coerente se as partes estiverem afinadas, isto é, todos os membros devem ter conhecimento e "colaborar" no desenvolvimento de cada parte do projeto:

“[colega], acrescentei dois pequenos tópicos entre seus parágrafos. Coloquei no ambiente da Sala Virtual.” Em 08/08/2002, 14:00 – via e-mail

Em um trabalho colaborativo, o reconhecimento do trabalho do colega é o melhor incentivo para a realização das tarefas.

“Sua defesa, para mim, está adequada pelo conteúdo que apresenta e pela forma como relacionou os argumentos. Deu até para me inspirar...” Em 07/08/2002, 06:36:26 PM – via fórum

Em um trabalho colaborativo, o grupo deve ser a referência e o ponto de apoio de cada integrante.

“Pessoal, estou enviando as perguntas/acusações enviadas para o grupo 3, que deverão ser respondidas e postada até o dia 12/08. Seria interessante enviar para o grupo as respostas antes de postar aqui no ambiente... Qualquer dúvida, entrem em contato com o grupo.” Em 06/08/02, 10:16 – via e-mail

Em um trabalho colaborativo, sábio será a chamada às responsabilidades, mas sempre de forma respeitosa e gentil.

“E aí galera do grupo 2, até agora somos três dispostos a trabalhar. E os outros, cadê vocês? HELP, HELP, HELP!!!!!!” Em 05/08/2002, 14:52 – via e-mail

Em um trabalho colaborativo, a definição natural de papéis é de grande valia para o desenvolvimento das atividades e, em geral, são aceitas com respeito e satisfação. Em um grupo coeso, não se necessita de imposições desta natureza.

“[colega], sua participação tem sido fundamental para o sucesso de nosso grupo. Você é uma líder que muito TEM NOS AJUDADO. Você tem clareado nossas dúvidas. Obrigado. Conto com você nos próximos desafios. Vou refletir sobre minha defesa e depois envio para vocês.” Em 06/08/2002, 20:04 – via e-mail

Em um trabalho colaborativo, é importante o respeito ao grupo. Dar uma satisfação sobre possíveis impedimentos na realização de sua tarefa, é condição para que não se perca a confiança do membro. Mas, nem por isso, sua obrigação deve ser negligenciada. "Antes tarde do que nunca".

“Tenham um pouco mais de paciência comigo, pessoal, pois estou tendo uma semana dura no trabalho e está faltando tempo para consolidar a defesa que me cabe. Mas acreditem: Não vou falhar! Encaminharei o material logo, loguinho. Desculpem-me, mas ainda não deu para fazê-lo.Um abraço.” Em 07/08/2002 06:36:26 PM – via fórum

Em um trabalho colaborativo, as tarefas devem ser distribuídas de maneira a não sobrecarregar ninguém. Desta forma, deve-se levar em consideração as condições de trabalho de cada um e as condições do grupo como um todo. "democracia acima de tudo":

“Bom dia grupo, o importante é que temos uma tarefa a executar, portanto tem trabalho para todos. Os que não participaram antes, junte-se a nós e vamos trabalhar.”
Jorge Luiz Costa, 06/08/2002, 10:13 – via e-mail